INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ENVIRONRC: INTEGRANDO COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO MÓVEL A APLICAÇÕES DE ENGENHARIA OFFSHORE EM AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BERNARDO FRANKENFELD VILLELA PEDRAS

Colaborador(es):  ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador
Número do Conteúdo: 26946
Catalogação:  20/07/2016 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26946@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26946@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26946

Resumo:
Aplicações de visualização de Engenharia Offshore são, na maioria dos casos, muito complexas e devem ser capazes de representar muitos dados vindos de simulações numéricas computacionalmente intensivas. Para ajudar a melhor analisar os resultados, visualização 3D pode ser usada em conjunto com ambientes de Realidade Virtual (RV). A ideia principal desse trabalho começou quando reconhecemos duas demandas que aplicações de engenharia tinham ao rodar em ambientes RV. Primeiramente há uma demanda para suporte à visualização na forma de melhorias na navegação e na capacidade de analisar os dados. Em segundo lugar, há também uma demanda por colaboração devido às dificuldades de coordenar uma equipe com um dos membros utilizando RV. Para atender estas demandas, nós desenvolvemos uma arquitetura orientada a serviços (SOA) capaz de adicionar colaboração a qualquer aplicação. A ideia por trás da nossa solução é permitir a visualização de dados em tempo real através de tablets e smartphones. Estes dispositivos móveis podem ser usados para ajudar a navegar o mundo virtual ou serem usados como uma segunda tela, ajudando a visualizar e a manipular grandes conjuntos de dados na forma de tabelas ou gráficos. Além disso, queremos adicionar as funcionalidades de colaboração a uma aplicação com o mínimo possível de alterações na aplicação original. Outra vantagem importante que dispositivos móveis adicionam a aplicações de engenharia é a capacidade de acessar os dados em locais remotos, como plataformas de petróleo e refinarias, e assim permitindo ao engenheiro de campo manipular os dados no local de trabalho. Como aplicação teste, utilizamos o ENVIRON, que é uma aplicação de RV para visualização de modelos e simulações de engenharia, desenvolvida em conjunto com a equipe do Instituto Tecgraf da PUC-Rio. Adicionamos esta solução ao ENVIRON e testamos com um experimento e durante o processo de análise de Engenharia Offshore usando ambientes RV (PowerWall e CAVE).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui