$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO DA LINHA 4 DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO (BARRA DA TIJUCA) PELO SISTEMA AEROMOVEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICARDO ATTA ABRAHÃO

Colaborador(es):  CELSO ROMANEL - Orientador
FERNANDO LUIZ CUMPLIDO MAC DOWELL DA COSTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 26943
Catalogação:  20/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26943@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26943@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26943

Resumo:
O Aeromovel é um meio de transporte automatizado em via elevada, de concepção brasileira, que utiliza veículos leves, não motorizados, resultando em estruturas de sustentação mais esbeltas. Sua propulsão é pneumática, na qual o ar é soprado por ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética através de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma placa metálica (semelhante uma vela de barco invertida), fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço apoiadas em trilhos guia. No município do Rio de Janeiro, como parte do projeto de mobilidade urbana para os Jogos Olímpicos de 2016, vem sendo construída a Linha 4 do Metrô que ligará o bairro de Ipanema ao Jardim Oceânico na Barra da Tijuca. Nesse projeto, onde deveria ter sido considerado a extensão da Linha 4 ao Terminal Alvorada do BRT devido ao volume de passageiros previstos bem como para evitar um desnecessário transbordo de passageiros, a ligação ao referido terminal será feito através da Linha 0 do BRT, que certamente não será suficiente para absorver tantos passageiros. Uma solução que poderia ter sido avaliada seria a ligação do referido trecho por veículos do Sistema Aeromovel, cuja economia e capacidade seriam certamente superiores aos dos veículos do BRT além do aspecto relativo a segurança, uma vez que por se tratar de um meio de transporte por via elevada, evitaria a maioria dos acidentes com mortes causados até o momento por aquele meio de transporte.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui