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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REPRESENTAÇÕES DO CAPITALISMO NO CINEMA MODERNO BRASILEIRO: ANÁLISE DE FILMES SOB INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE SENTIMENTO QUE ANIMOU O FLORESCIMENTO CULTURAL DOS ANOS 50/60 Autor: BRUNO LIBERATI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MIGUEL PEREIRA IN MEMORIAM (MIGUEL SERPA PEREIRA) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26933
Catalogação: 20/07/2016 Liberação: 02/08/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26933@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26933@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26933
Resumo:
Título: REPRESENTAÇÕES DO CAPITALISMO NO CINEMA MODERNO BRASILEIRO: ANÁLISE DE FILMES SOB INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE SENTIMENTO QUE ANIMOU O FLORESCIMENTO CULTURAL DOS ANOS 50/60 Autor: BRUNO LIBERATI
Nº do Conteudo: 26933
Catalogação: 20/07/2016 Liberação: 02/08/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26933@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26933@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26933
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as representações do capitalismo observadas em obras da fase moderna do cinema brasileiro. Inaugurada na década de 1950, tal etapa desdobra-se no Cinema Novo, cuja trajetória estende-se até o fim dos anos 1970. Compreende-se que os filmes analisados estão sob influência de um tipo de estrutura de sentimento romântico - de afirmação de uma brasilidade revolucionária - que vicejou e se reconfigurou naquele período considerado utópico. O estudo identifica uma transformação nessa estrutura do sentir, a partir do golpe de 1964 e, sobretudo, dos desdobramentos do AI-5. Percebe-se, contudo, que certos conteúdos mobilizadores desse sentir permanecem como elementos residuais, influindo na ideologia, nos procedimentos estéticos e na prática cinematográfica de artistas e intelectuais que resistiram à chamada modernização-autoritária-conservadora da sociedade brasileira. Tal consideração permite a análise de filmes que fogem à cronologia associada ao esgotamento do movimento do Cinema Novo, incluindo obras que avançam pela década de 1980.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |