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Título: O VALE DO PARAÍBA E O TEMPO PRESENTE: A PRODUÇÃO DE HISTÓRIA PÚBLICA NA FORMAÇÃO DO GRANDE PÚBLICO SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL
Autor: CAROLINE BÁRBARA FERREIRA CASTELO BRANCO REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IVANA STOLZE LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26910
Catalogação:  19/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26910@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26910@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26910

Resumo:
O presente trabalho ao considerar as fazendas históricas do Vale do Paraíba fluminense como espaços de valor, busca identificá-las como locais que em si possuem significados, seja pela importância que tiveram na região no século XIX, seja pelo trabalho que exercem no tempo presente através da organização de visitas guiadas que produzem narrativas sobre o passado histórico das fazendas, do Vale e da escravidão. Ao longo do trabalho, o intuito foi de não apenas analisar os discursos referentes ao passado escravista organizados por guias e proprietários no tempo presente, mas também de materializar as reflexões e discussões em torno da produção de história pública e da construção de uma consciência histórica ligada à escravidão, a partir da organização de um projeto de visita guiada ao quilombo São José da Serra, em Valença/RJ, a fim de identificar o território quilombola como um espaço de luta, resistência e evidenciar o protagonismo exercido por africanos e seus descendentes escravizados nos tempos de escravidão. Portanto, busca-se investigar como a história é entendida e encenada, atualmente, pela sociedade, fora do universo acadêmico, de que maneira as visitas guiadas contribuem para a construção de um conhecimento histórico referente à escravidão e evidenciar os múltiplos campos de atuação do historiador como profissional da história pública.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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