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Título: UM ESTUDO SOBRE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL INOVADORA NO CONTEXTO DE REFORMA EDUCACIONAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Autor: RAFAELA BISACCHI COELHO CORRÊA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26874
Catalogação:  14/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26874@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26874@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26874

Resumo:
A dissertação objetivou verificar até que ponto a proposta educacional inovadora, denominada Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais, elaborada no contexto de reforma da Rede pública municipal de educação do Rio de Janeiro, contribuiu para modificar a organização, forma e instituição escolar, atribuindo sentido para os sujeitos que vivenciam a escola. Buscou-se ainda identificar o sentido atribuído à inovação na proposta educacional, e se esta contribuiu, com o auxilio das tecnologias, para que alunos e professores fossem produtores de conhecimentos. O estudo foi norteado pelos conceitos de Rui Canário (2005; 2006), e contou com contribuições de Nóvoa (2007; 2014), Santomé (1998), Sibilia (2012), Lévy (1999), entre outros autores. A pesquisa é de natureza qualitativa e foram realizadas onze entrevistas com participantes da proposta educacional além de observações em campo entre o período de julho e novembro de 2014, e análise de documentos. O estudo concluiu que a proposta educacional seguiu a lógica de reforma ao invés da lógica de inovação, pois os participantes da escola não foram envolvidos na elaboração desta, tampouco houve espaço para a formação endógena destes. As mudanças na organização escolar foram aparentes, não ocorreram mudanças na forma e instituição escolar, atribuindo pouco sentido para os sujeitos que vivenciam a escola. O currículo da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ), com base nos cadernos de apoio pedagógico e avaliações bimestrais predominou, de maneira que o uso das tecnologias representou apenas uma mudança de suporte, portanto alunos e docentes não se tornaram produtores de conhecimentos.

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