INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UM ESTUDO SOBRE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL INOVADORA NO CONTEXTO DE REFORMA EDUCACIONAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAFAELA BISACCHI COELHO CORRÊA DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 26874
Catalogação:  14/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26874@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26874@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26874

Resumo:
A dissertação objetivou verificar até que ponto a proposta educacional inovadora, denominada Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais, elaborada no contexto de reforma da Rede pública municipal de educação do Rio de Janeiro, contribuiu para modificar a organização, forma e instituição escolar, atribuindo sentido para os sujeitos que vivenciam a escola. Buscou-se ainda identificar o sentido atribuído à inovação na proposta educacional, e se esta contribuiu, com o auxilio das tecnologias, para que alunos e professores fossem produtores de conhecimentos. O estudo foi norteado pelos conceitos de Rui Canário (2005; 2006), e contou com contribuições de Nóvoa (2007; 2014), Santomé (1998), Sibilia (2012), Lévy (1999), entre outros autores. A pesquisa é de natureza qualitativa e foram realizadas onze entrevistas com participantes da proposta educacional além de observações em campo entre o período de julho e novembro de 2014, e análise de documentos. O estudo concluiu que a proposta educacional seguiu a lógica de reforma ao invés da lógica de inovação, pois os participantes da escola não foram envolvidos na elaboração desta, tampouco houve espaço para a formação endógena destes. As mudanças na organização escolar foram aparentes, não ocorreram mudanças na forma e instituição escolar, atribuindo pouco sentido para os sujeitos que vivenciam a escola. O currículo da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ), com base nos cadernos de apoio pedagógico e avaliações bimestrais predominou, de maneira que o uso das tecnologias representou apenas uma mudança de suporte, portanto alunos e docentes não se tornaram produtores de conhecimentos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui