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Título: O MISTÉRIO DO HOMEM REVELADO NO MISTÉRIO DE CRISTO: ANTROPOLOGIA DA GAUDIUM ET SPES 22
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIO CESAR DA COSTA SANTA BARBARA

Colaborador(es):  MARIO DE FRANCA MIRANDA - Orientador
Número do Conteúdo: 26855
Catalogação:  13/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26855@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26855@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26855

Resumo:
A presente dissertação trata da centralidade de Jesus Cristo no entendimento do projeto de Deus sobre o ser humano. Esta abordagem encontrou na Gaudium et Spes, especialmente em seu número 22, um lugar significativo, pois permitiu à antropologia teológica uma visão mais unitária. Cristo, Homem Novo, aparece como Homem Perfeito, isto é, paradigma daquilo que o ser humano é chamado a ser. O caminho que faremos terá três momentos. O primeiro será um relato descritivo e interpretativo sobre a gênese e o desenvolvimento da Gaudium et Spes, com uma atenção especial ao tema proposto, o mistério do homem revelado no mistério de Cristo, marcadamente presente no primeiro capítulo do documento, em destaque no número 22. Em seguida, aprofundaremos a centralidade de Jesus no projeto de Deus Pai para o ser humano. A dignidade da pessoa humana se esclarece no mistério de Cristo (GS 22). Nesta afirmação está a mais alta fundamentação da Constituição Pastoral. E, finalmente, iremos explicitar o pensamento de dois grandes teólogos alemães do século XX, Wolfhart Pannenberg, pastor luterano, e Karl Rahner, padre jesuíta católico, que afrontaram o tema da relação entre teologia e antropologia.

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