$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ANÚNCIO E PRÁXIS DO REINO DE DEUS: UMA PERCEPÇÃO ESCATOLÓGICA NO PENSAMENTO DE EDWARD SCHILLEBEECKX
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALDO FERNANDES DA ROCHA

Colaborador(es):  CESAR AUGUSTO KUZMA - Orientador
Número do Conteúdo: 26846
Catalogação:  12/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26846@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26846@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26846

Resumo:
A presente dissertação trata do anúncio e práxis do Reino de Deus, com a finalidade de perceber os elementos escatológicos da temática, presentes no pensamento de Edward Schillebeeckx, contidos na obra Jesus, a história de um vivente, além de outras obras do autor e de outros autores em diálogo com ele. A metodologia adotada é a da revisão bibliográfica, e os pontos de relevância são o anúncio, a práxis do Reino, e a percepção dos elementos escatológicos destacados por Schillebeeckx. Jesus anunciou o Reino de Deus, por meio das bem-aventuranças, parábolas e a reinterpretação da Lei mosaica a favor dos pobres, trazendo de Deus a ajuda salvadora para a humanidade. Se as bem-aventuranças são o programa de vida do Reino, as parábolas são sua ilustração vital, e todas elas se referem ao próprio Jesus, que é, em pessoa, o Reino de Deus. Consequente do anúncio, a práxis do Reino em Jesus se verifica em suas atitudes de cura e libertação do mal, revelando a compaixão e misericórdia de Deus. O anúncio e práxis do Reino geram a comunidade de discípulos, que, após a morte e ressurreição de Jesus, na força do Espírito Santo, dá continuidade à sua missão na história. Com Jesus, o Profeta escatológico, o Reino de Deus se aproxima da humanidade e realiza já o que ainda há de ser plenamente experimentado no futuro escatológico de Deus.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui