$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETO E MANUFATURA NO DESEMPENHO OPERACIONAL DE MANUFATURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor: PAULA SUCLLA FERNANDEZ

Colaborador(es):  LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Coorientador
Número do Conteúdo: 26826
Catalogação:  11/07/2016 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26826@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26826@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26826

Resumo:
Esta dissertação aborda o tema de Integração de Projeto e Manufatura, designado pelo acrônimo inglês de DMI (Design-Manufacuring Integration). Trata-se de um novo e crescente campo de pesquisa dentro da Gerência de Operações. DMI é definido como um conjunto de práticas de integração, coordenação e colaboração, que unificam diferentes áreas funcionais da organização (e.g., vendas, marketing, desenvolvimento de novos produtos, manufatura e compras) com a finalidade de criar valor e impacto no desempenho das empresas. Nas últimas décadas, as organizações estão enfrentando uma feroz concorrência e competem simultaneamente em qualidade, eficiência, flexibilidade e entrega de produtos cada vez mais complexos, com ciclos de vida mais curtos e demandas flutuantes. Por conseguinte, requerimentos de sistemas de planejamento e controle em empresas de manufatura são cada vez mais complexos. Esse contexto levanta a seguinte questão de pesquisa: Em diferentes contextos do ambiente em que se desenvolve a organização, as práticas de integração produzem o mesmo impacto sobre o desempenho? Resultados da pesquisa apontam para uma escassez de pesquisas empíricas rigorosas sobre o impacto do DMI no desempenho operacional da manufatura, sob a lente de efeitos moderadores da incerteza do mercado e da complexidade do mercado. Incerteza é entendida como a falta de habilidade de predizer ou prever devido à aleatoriedade do ambiente externo, que não pode ser alterado pelas ações das empresas individuais ou gerentes; e complexidade é entendido como sendo o estado ou qualidade de ser intricado ou complicado. O objetivo principal da Dissertação é identificar e medir o impacto do DMI sobre o desempenho operacional da manufatura, sob o efeito moderador da Complexidade da manufatura e da Incerteza do mercado. Os dados de 725 produtos da indústria de metal e fabricantes de máquinas (ISIC 3.1, código 28-35) foram obtidos em 21 países a partir da quinta rodada do International Manufacturing Strategy Survey e foram usados para testes das hipóteses. As escalas foram validadas por meio da análise fatorial confirmatória e analisadas com regressão múltipla hierárquica passo a passo. DMI impacta positivamente em três dimensões do desempenho operacional da manufatura (qualidade, flexibilidade e entregas). Complexidade da manufatura modera a flexibilidade e entrega, mas não a qualidade. A incerteza do mercado não apareceu como um moderador para a relação entre a DMI e desempenho operacional da manufatura. Profissionais devem perseguir implementações do DMI, em níveis mais elevados de complexidade de manufatura. Mais pesquisas devem se concentrar na incerteza do mercado, e fortalecer o construto de incerteza com a incerteza tecnológica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui