INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: APRENDIZAGEM NEUROEVOLUTIVA E DETECÇÃO DE CONCEPT DRIFT EM AMBIENTES NÃO ESTACIONÁRIOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TATIANA ESCOVEDO

Colaborador(es):  MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
ANDRE VARGAS ABS DA CRUZ - Coorientador
Número do Conteúdo: 26748
Catalogação:  04/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26748@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26748@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26748

Resumo:
Os conceitos do mundo real muitas vezes não são estáveis: eles mudam com o tempo. Assim como os conceitos, a distribuição de dados também pode se alterar. Este problema de mudança de conceitos ou distribuição de dados é conhecido como concept drift e é um desafio para um modelo na tarefa de aprender a partir de dados. Este trabalho apresenta um novo modelo neuroevolutivo com inspiração quântica, baseado em um comitê de redes neurais do tipo Multi-Layer Perceptron (MLP), para a aprendizagem em ambientes não estacionários, denominado NEVE (Neuro-EVolutionary Ensemble). Também apresenta um novo mecanismo de detecção de concept drift, denominado DetectA (Detect Abrupt) com a capacidade de detectar mudanças tanto de forma proativa quanto de forma reativa. O algoritmo evolutivo com inspiração quântica binário-real AEIQ-BR é utilizado no NEVE para gerar automaticamente novos classificadores para o comitê, determinando a topologia mais adequada para a nova rede, selecionando as variáveis de entrada mais apropriadas e determinando todos os pesos da rede neural MLP. O algoritmo AEIQ-R determina os pesos de votação de cada rede neural membro do comitê, sendo possível utilizar votação por combinação linear, votação majoritária ponderada e simples. São implementadas quatro diferentes abordagens do NEVE, que se diferem uma da outra pela forma de detectar e tratar os drifts ocorridos. O trabalho também apresenta resultados de experimentos realizados com o método DetectA e com o modelo NEVE em bases de dados reais e artificiais. Os resultados mostram que o detector se mostrou robusto e eficiente para bases de dados de alta dimensionalidade, blocos de tamanho intermediário, bases de dados com qualquer proporção de drift e com qualquer balanceamento de classes e que, em geral, os melhores resultados obtidos foram usando algum tipo de detecção. Comparando a acurácia do NEVE com outros modelos consolidados da literatura, verifica-se que o NEVE teve acurácia superior na maioria dos casos. Isto reforça que a abordagem por comitê neuroevolutivo é uma escolha robusta para situações em que as bases de dados estão sujeitas a mudanças repentinas de comportamento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui