$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: PRÁXIS DE (MULTI)LETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor: SELMA IARA GOMES LOPES TAVARES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 26741
Catalogação:  01/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26741@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.26741

Resumo:
O livro didático ainda é a principal ferramenta utilizada no desenvolvimento dos letramentos escolares, o que pode invisibilizar outros saberes (letramentos múltiplos) pelos quais o sujeito se constitui sócio-historica e culturalmente. Neste artigo, apresento, timidamente, as linhas norteadoras que direcionaram uma prática de intervenção realizada no Colégio Militar de Salvador, em 2014, com os alunos do sétimo ano curricular, como requisito básico do Mestrado Profissional em Letras. Essa prática, de natureza sociointeracional (cf. VYGOTSKY 1998, [1930]) e cunho etnográfico (BORTONI-RICARDO, 2008), pautou-se na pesquisa qualitativa e quantitativa, gerando dados a partir da observação e análise dos materiais coletados, com o objetivo de validar os multiletramentos dos alunos na sala de aula. Como produto, elaborou-se um Caderno pedagógico, suplementar ao livro didático, no qual estão contempladas algumas atividades construídas para e pelos alunos, durante o processo, por acreditar ser essa uma forma de tornar o conhecimento do aluno visível e dizível.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui