INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: COPARENTALIDADE: DESAFIOS PARA O CASAMENTO CONTEMPORÂNEO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MABEL PEREIRA ROMERO

Colaborador(es):  ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Catalogação:  30/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26726@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26726@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26726

Resumo:
A coparentalidade pode ser compreendida como a articulação dos papéis parentais em torno dos cuidados globais e da responsabilidade conjunta pelo bem-estar de uma criança. O presente estudo teve como objetivo central desenvolver uma investigação sobre como os pais que se mantém casados vivenciam a coparentalidade nos dias atuais. Especificamente, buscou-se investigar como são realizadas a transmissão conjunta de valores e princípios educativos na família, a divisão das tarefas parentais e a articulação das opiniões divergentes do casal em torno do tema. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro homens e quatro mulheres pais de pelo menos um filho entre dois e seis anos, pertencentes aos segmentos médios da população carioca. As entrevistas foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011) e do discurso dos sujeitos emergiram seis categorias de análise: um pai mais presente, divisão de tarefas e cuidados com os filhos, semelhanças e diferenças na educação dos filhos, resolução de conflitos, influências da família de origem e suporte coparental. A partir da análise do material coletado pode-se perceber que a partilha de responsabilidades e tarefas parentais entre os membros do casal é uma prática comum na atualidade. Os conflitos coparentais são percebidos como prejudiciais para a autoridade da díade parental e para o desenvolvimento saudável dos filhos sendo, portanto, evitados pelos casais. Há uma busca idealizada por uma relação coparental livre de conflitos e diferenças.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui