$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A VOCAÇÃO E MISSÃO DOS LEIGOS NA IGREJA E NO MUNDO: UM ESTUDO HISTÓRICO-TEOLÓGICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIEL DA SILVA

Colaborador(es):  CESAR AUGUSTO KUZMA - Orientador
Número do Conteúdo: 26716
Catalogação:  29/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26716@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26716@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26716

Resumo:
Este estudo pretende analisar a vocação e a missão do leigo na Igreja, de forma especial, a partir de uma perspectiva histórica e teológica. Sabemos que esta temática vem despertando o interesse de renomados teólogos já bem antes do Concílio Vaticano II, fazendo da teologia do laicato, hoje, um campo fértil para a legitimação e para o aprofundamento da participação destes fiéis dentro da reflexão e missão cristãs. Partindo desta constatação, no primeiro capítulo percebemos que a figura do leigo católico ao longo dos séculos foi ganhando uma descrição negativa, que além da dicotomia gerada em relação a condição do clérigo, que progressivamente, foi ocasionando para a esmagadora maioria do povo cristão, um lugar esquecido e cada vez menos protagonizador diante da Igreja. No segundo capítulo, buscamos expor que o Concílio Vaticano II se empenhou em recuperar a identidade perdida dos leigos, cuja atuação é indispensável para a santificação do mundo e das suas respectivas realidades. Compreendemos que, para tanto, a visão conciliar enfatizou alguns conceitos importantes, tais como povo de Deus, participação, comunhão, sacerdócio comum etc, que não apenas contribuíram para uma nova definição do leigo cristão, mas também uma renovadora concepção eclesiológica. No terceiro capítulo, notamos que os avanços conciliares sobre a questão do laicato impactaram positivamente no magistério da Igreja, sobretudo, na América Latina, que não cessam de afirmar o agir dos leigos na Igreja e no mundo. Por fim, evidenciamos que estamos vivenciando nos últimos anos um tempo de mudanças, que exige de nós uma leitura mais completa e precisa das dificuldades e das contribuições do leigo perante às exigências da Nova Evangelização. Acreditamos que o reconhecimento da vocação e da missão do leigo na Igreja, constitui-se para todos os batizados uma autêntica afirmação da vivência da fé e do esforço comunitário na construção do Reino de Deus.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE ABREVIATURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui