INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO CAMPO EDUCACIONAL: INCIDÊNCIAS DAS MUDANÇAS DO MUNDO DO TRABALHO NA ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DE ENSINO MUNICIPAL DE ITABORAÍ/ RJ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANGELE DA SILVA FERNANDES

Colaborador(es):  INEZ TEREZINHA STAMPA - Orientador
Número do Conteúdo: 26685
Catalogação:  27/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26685@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26685@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26685

Resumo:
O presente estudo buscou conhecer e refletir sobre o trabalho do assistente social no campo educacional, evidenciando as incidências das mudanças no mundo do trabalho na atuação desses profissionais no Núcleo de Apoio Psicossocial de Ensino Municipal de Itaboraí (Napem) Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa realizada pauta-se nos eixos trabalho, serviço social e educação, buscando entender como esses elementos se relacionam e se apresentam na sociedade brasileira atual e no trabalho dos assistentes sociais no campo educacional, tomando o município de Itaboraí como campo de pesquisa empírica. Assim, aborda o trabalho no processo de produção capitalista dos séculos XX e XXI, situa o serviço social na divisão social e técnica do trabalho e sua legitimação na sociedade brasileira, bem como as influências das mudanças do mundo do trabalho para estes profissionais. A pesquisa de campo esteve voltada para a atuação dos assistentes sociais no Napem, onde realizam trabalho com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, evidenciando cotidiano profissional, a articulação como outras políticas públicas e o trabalho com as famílias, bem como as possibilidades de respostas para as demandas apresentadas, foram objeto de análise. Para a execução da pesquisa utilizou-se de levantamento bibliográfico, a pesquisa documental realizada na Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí e de documentos do Napem. Outros elementos importantes que possibilitaram informações para a coleta de dados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada com os assistentes sociais, o que permitiu relacionar os elementos teóricos com o trabalho desses profissionais no campo da educação no município estudado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui