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Título: A CONSTRUÇÃO DE DUAS UNIDADES PEDAGÓGICAS PARA UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA
Autor: BRUNO RODRIGUES ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26659
Catalogação:  22/06/2016 Liberação: 29/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26659@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26659

Resumo:
Ainda no século XVIII, a Medicina apresentara uma filosofia contraria à filosofia adotada pela Medicina atual. A necessidade da mudança de paradigma individualista para coletivo evidenciava a necessidade de mudança, sobretudo, na forma de ensinar as ciências médicas. Por conseguinte, a aprendizagem em Medicina precisaria também ser alterada, num processo marcado essencialmente pela mudança nos estudantes, de dentro para fora. A partir disso, surgiu a metodologia de aprendizagem ativa. Ou seja, um conjunto de métodos de ensino centrados no estudante e não mais no Professor, como ocorria anteriormente. É necessária, portanto, a criação de um currículo médico baseado em competências, que seja capaz de integrar efetivamente a teoria com a prática e o ensino com a sociedade, trazendo o desenvolvimento da identidade profissional para o centro das atividades de aprendizado. Objetivos: desenvolver duas unidades pedagógicas para os ciclos básico e clínico do Curso de Medicina. Desenvolvimento: a primeira unidade desenvolvida versa sobre o sistema respiratório (2 ano); a segunda, sobre a tosse (4 ano). Métodos de aprendizagem, cenários de aprendizagem, recursos e métodos de avaliação foram previstos. Conclusão: As unidades pedagógicas apresentadas podem aumentar a meta-aprendizagem do estudante de Medicina. Aliados aos avanços tecnológicos, métodos ativos adequados ao contexto clínico permitem que situações complexas do campo de trabalho possam vir para as salas de aula e de tutoria, tornando o estudante tecnicamente mais competente e estudioso para o internato.

Descrição Arquivo
CAPA, RESUMO, SUMÁRIO E LISTA  PDF
CAPÍTULO 1, CAPÍTULO 2, CAPÍTULO 3 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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