$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A CONSTRUÇÃO DE DUAS UNIDADES PEDAGÓGICAS PARA UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA
Autor: BRUNO RODRIGUES ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26659
Catalogação:  22/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26659@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26659

Resumo:
Ainda no século XVIII, a Medicina apresentara uma filosofia contraria à filosofia adotada pela Medicina atual. A necessidade da mudança de paradigma individualista para coletivo evidenciava a necessidade de mudança, sobretudo, na forma de ensinar as ciências médicas. Por conseguinte, a aprendizagem em Medicina precisaria também ser alterada, num processo marcado essencialmente pela mudança nos estudantes, de dentro para fora. A partir disso, surgiu a metodologia de aprendizagem ativa. Ou seja, um conjunto de métodos de ensino centrados no estudante e não mais no Professor, como ocorria anteriormente. É necessária, portanto, a criação de um currículo médico baseado em competências, que seja capaz de integrar efetivamente a teoria com a prática e o ensino com a sociedade, trazendo o desenvolvimento da identidade profissional para o centro das atividades de aprendizado. Objetivos: desenvolver duas unidades pedagógicas para os ciclos básico e clínico do Curso de Medicina. Desenvolvimento: a primeira unidade desenvolvida versa sobre o sistema respiratório (2 ano); a segunda, sobre a tosse (4 ano). Métodos de aprendizagem, cenários de aprendizagem, recursos e métodos de avaliação foram previstos. Conclusão: As unidades pedagógicas apresentadas podem aumentar a meta-aprendizagem do estudante de Medicina. Aliados aos avanços tecnológicos, métodos ativos adequados ao contexto clínico permitem que situações complexas do campo de trabalho possam vir para as salas de aula e de tutoria, tornando o estudante tecnicamente mais competente e estudioso para o internato.

Descrição Arquivo
CAPA, RESUMO, SUMÁRIO E LISTA  PDF
CAPÍTULO 1, CAPÍTULO 2, CAPÍTULO 3 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui