$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E POLÍTICA AMBIENTAL: CONTROLE DE POLUIÇÃO DO MAR - 1973 / 1979
Autor: MARIA EULALIA DO CARMO FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GUSTAVO SENECHAL DE GOFFREDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2663
Catalogação:  27/05/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2663@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2663@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2663

Resumo:
A segunda metade do século XX vem sendo marcada pela interdependência entre Estados, em função do entrelaçamento de econo.mias e políticas. Face a isso, a agenda de política vem se tornando cada vez mais variada e complexa. Não é mais possível analisar as relações internacionais apenas a partir da ótica de uma política de poder baseada na idéia de segurança, como o preconizam realistas e neorealistas.Institucionalistas neoliberais defendem que a interdependência projeta interesses e valores comuns, que podem gerar a cooperação entre os atores que, por sua vez, não são apenas Estados. Em um sistema internacional marcado pela anarquia, mesmo o cálculo racional de custo/benefício poderá levar atores estatais e não-estatais à promoção do custoso processo de barganha política, que leva à coordenação de políticas, ou seja , à cooperação. A superação do dilema de ação coletiva poderia ser alcançada com a construção de regimes que normatizem a cooperação. A barganha política que permite a construção, nos anos 70, de uma política internacional ambiental, de regimes que busquem a normatização de uma política internacional para a prevenção e controle da poluição do mar por derrames operacionais e acidentais de petróleo, pode ser analisada através da lógica da cooperação, e não do conflito. O destaque dado aos anos 70 advém do fato de que é o momento do nascimento da chamada era ecológica, e segundo lugar, é um período marcado pela tentativa de construção da détente entre EUA e URSS. Uma política cooperativa para o meio ambiente configura-se, então, como parte intrínseca da construção do momento histórico de distensão da guerra fria.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
INTRODUÇÃO, CAPÍTULOS 1 AO 3  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui