$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DOMÍNIO DAS ILHAS FLUVIAIS: UM SEGMENTO RELATIVAMENTE CONSERVADO NO DEGRADADO RIO PARAÍBA DO SUL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIZ FELIPE DAUDT OLIVEIRA

Colaborador(es):  LUIZ FELIPE GUANAES REGO - Orientador
Número do Conteúdo: 26638
Catalogação:  17/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26638@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26638@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26638

Resumo:
No curso médio inferior da degradada Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, na região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, existe um segmento fluvial denominado Domínio das Ilhas Fluviais, que mantém biodiversidade bem conservada em relação aos segmentos localizados rio acima e que drenam os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os domínios geoambientais do Paraíba do Sul localizados rio acima foram degradados por desflorestamentos, barragens, erosão, sedimentação, introdução de espécies exóticas e poluição industrial e doméstica. Embora estes fatores também ameacem as Ilhas Fluviais, este domínio obteve a reputação de local estratégico, instituída pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) devido à sua biodiversidade e por manter espécies ameaçada de extinção. Cabe a este Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade, além de exercer o poder de polícia ambiental para as Unidades de Conservação federais. Os levantamentos sobre a ocupação da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul em relação àqueles relacionados a região abrangida pelo Domínio das Ilhas Fluviais, a importância dos seus peixes para as comunidades ribeirinhas, a pesquisa científica, as interações ecológicas dos sistemas fluviais, e as características ambientais, espaciais, físicas e biológicas deste segmento do Rio Paraíba do Sul interessam o presente estudo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui