$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DESENVOLVIMENTO DE UNIDADE PEDAGÓGICA: CICLO 1 E CICLO 2 NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Autor: ROSSANA CORBO RAMALHO DE MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26618
Catalogação:  16/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26618@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26618

Resumo:
A educação de nível superior vem apresentando mudanças nos últimos anos, decorrente do maior conhecimento dos processos cognitivos que norteiam o aprendizado. O modelo tradicional de ensino, onde o professor é a figura central, esta sendo substituído por um modelo em que se prioriza a formação de um profissional critico-reflexivo capaz de transformar a realidade social do seu cotidiano, minimizando injustiças e desigualdades. No Ciclo 1 deve-se enfatizar a saúde coletiva, construção do saber sobre as praticas sanitárias e de cuidados primários de saúde, epidemiologia aplicada ao serviço, da gestão e planejamento em saúde com intervenções comunitárias e setoriais. No Ciclo 2 são abordadas toda a instrução sobre semiologia, e clinica, em especial praticas de cuidados primários de saúde, como assistência pre natal, puericultura, manejo de doenças crônicas comuns como diabetes e hipertensão arterial. Iniciam-se nesse ciclo praticas simples de diagnostico e terapêutica. Ao longo deste ciclo o aluno deverá estar apto a integrar todas as disciplinas, de acordo com o sistema orgânico aplicado O objetivo desta monografia é introduzir um modelo de metodologia de ensino na área de crescimento e desenvolvimento humano. No ciclo 1 vamos abordar os mecanismos fisiológicos envolvidos no processo e no Ciclo 2 as doenças que podem surgir nessa fase do desenvolvimento . Serão valorizados os aspectos referente a alimentação e desnutrição, aspectos sociais, familiares, educacionais dentre outros. O objetivo final é que o aluno formado em medicina tenha condições de através uma leitura critica, intervir no processo , através sugestões e atitudes. Serão mostradas grades curriculares interdisciplinares, onde são abordados desde o fundamento teórico até o trabalho de campo em unidades de saúde e comunidades, sempre tendo em mente o conhecimento dos mecanismos envolvidos em uma criança que não cresce adequadamente, e possíveis maneiras de reverter o processo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui