$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AULA DE DOR ABDOMINAL CICLO I - AULA DE TRAUMA ABDOMINAL CICLO II
Autor: SILVIA HELENA PINTO DE ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26607
Catalogação:  15/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26607@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26607

Resumo:
O Ensino Médico tem sido questionado nos últimos anos pela forma que ainda vem trabalhando a transmissão de conhecimentos aos seus alunos. Muitas críticas têm sido feitas por conta da falta de profissional que atenda integralmente à pessoa humana, que possa participar de um processo de educação em saúde, não só para práticas curativas, mas especialmente o exercício da prevenção e valorização da vida. Esse profissional, devidamente preparado e integrado ao seu meio social, está escasso, e no mercado cada vez mais encontramos profissionais tecnicistas e ultra especialistas, que não conseguem resolver questões do dia a dia, problemas básicos de saúde, olham, mas não veem os seus pacientes, não conseguem elaborar um relacionamento de cumplicidade mútua e de pactuação para uma proposta de tratamento. Os pacientes que os procuram são considerados problemas e desse modo, nesse contexto, eles querem se livrar do compromisso, da responsabilidade, do envolvimento, e, assim, exercitam o jogo do ao, ou seja, encaminham ao cirurgião, ao neurocirurgião, à ultrassonografia, ao exame tal e qual. Certamente que nesse caminho o céu é o limite, tudo podemos requisitar de forma a nos proteger, nos resguardar de cobranças futuras, de possíveis erros ou de não conformidades. A culpa não é nossa e sim do paciente!; Ele não fez esse ou aquele exame, não me atendeu! Como se a obediência cega fosse o caminho... Nossa proposta é criar-se uma Unidade Pedagógica no Curso de Medicina com base no compromisso e no desenvolvimento de profissionais capazes de se verem dentro do contexto da saúde como agentes de transformação deles mesmos e de seus pacientes, e igualmente de se comprometerem com a responsabilidade própria desse universo, aprendendo a enxergar o próximo e poder sinceramente ajudá-lo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui