$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ABORDAGEM DO TRATO GASTROINTESTINAL E DOR ABDOMINAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JORGE FARHA

Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - Orientador
Número do Conteúdo: 26575
Catalogação:  09/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26575@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26575

Resumo:
O ensino da medicina foi e continua sendo um grande desafio em qualquer época do desenvolvimento das sociedades humanas. A premissa que está na origem de todo ensinar é entender o fenômeno, apropriar-se dos conceitos e então ensinar. O contexto cultural, o grau de desenvolvimento, as demandas e os recursos disponíveis são determinantes não apenas do conteúdo, mas também da forma. Se nos primórdios a transmissão era predominantemente oral e contextual, nos últimos dois ou três séculos com o aumento das demandas socais e o avanço do conhecimento foi migrando para as salas de aula abandonando o contexto da prática. Reflexões de pedagogos, educadores, filósofos, psicólogos e neurocientistas lançaram luz sobre os processos de aquisição do conhecimento e os fenômenos envolvidos na aprendizagem. Essas contribuições ensejaram criticas contundentes ao modelo tradicional de ensino de tal modo que nos últimos 40 anos o ensino das ciências e da medicina vem sofrendo mudanças radicais em sua metodologia, passando de um modelo caracterizado pela transmissão passiva de conteúdos para um modelo centrado no aprendiz que se compromete com a construção do seu conhecimento de modo progressivo, integrado e contínuo. Hoje o modelo ativo de aprendizagem está regulamentado por diplomas legais do ministério da educação e deverá ser implantado nas universidades de modo obrigatório em todo país. O presente trabalho discorre sobre alguns aspectos históricos desse tema, apresenta reflexões sobre a superioridade dos resultados com as metodologias de aprendizagem ativa e na sequência propõe atividades contextualizadas para abordagem dos problemas gastrointestinais no ciclo l do curso de graduação e para abordagem da dor abdominal no ciclo ll. No ensejo do módulo gastrointestinal os aprendizes entram em contato com os grandes temas relacionados ao processo saúde/doença partindo dos conceitos que cada um traz consigo. As atividades em grupo e na comunidade vão sedimentar conceitos e insights sobre esse processo, num movimento de crescente granulação do conhecimento. Na etapa seguinte do módulo II, o contato com o paciente com suas múltiplas demandas, o aprendiz vai construindo seu conhecimento, sua biblioteca interna, de modo integrado pois cada caso suscita vários conceitos a serem articulados. O resultado é a apreensão do conjunto dos saberes que com a prática e estudo vão ganhando progressiva nitidez. A avaliação nesse contexto tem um aspecto eminentemente diagnóstico e contempla a aquisição das sete habilidades objeto da graduação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui