$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: O RECONHECIMENTO DO ESTADO PALESTINO: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA (2003-2010)
Autor: GUILHERME AUGUSTO BATISTA CARVALHO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 26572
Catalogação:  09/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26572@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.26572

Resumo:
O presente artigo pretende estudar a política externa brasileira para o caso palestino, a partir de modelos como o de Walter Carlsnaes e outros pensadores ligados ao estudo da Análise de Política Externa (APE), apresentando as dinâmicas do processo de reconhecimento do Estado palestino pela interação de agentes e estruturas envolvidos. Buscamos expor os vieses e reveses do processo de tomada de decisão que levaram ao reconhecimento da Palestina como Estado independente com fronteiras de 4 de junho de 1967. Fazemos aqui uma análise da condição brasileira em sua busca por um papel de protagonista e da importância da presente temática na procura pelo Brasil por um papel de liderança internacional. Nosso questionamento central é: o reconhecimento do Estado palestino deve-se à tentativa de uma projeção política em meio ao sistema internacional multipolar? O intuito do trabalho é mostrar de que forma o reconhecimento do Estado palestino se insere na agenda de prioridades e de aspirações do Brasil, buscando auferir as causas e inferir os resultados dessa tomada de decisão. Concluímos que a busca pela multiplicidade de novos parceiros, alinhada às causas sociais, fizeram com que o reconhecimento da Palestina fosse um tema prioritário para o Estado brasileiro, dada a pretensão do país de atuar como protagonista em um sistema internacional em crescente multipolarização.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui