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Título: A CRIANÇA COMO SER POLÍTICO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO PAPEL DA CRIANÇA NA SOCIEDADE
Autor: MARCELLE TROTE MARTINS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 26570
Catalogação:  09/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26570@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.26570

Resumo:
O presente artigo busca entender de que maneira o papel da criança é entendido dentro do Regime Internacional de proteção à criança e de que maneira essa visão contribui para a inferiorização do papel da mesma como um ser político. Se o propósito desse Regime Internacional é a construção de um futuro melhor, através da garantia de uma infância saudável , a pergunta a ser feita é: que tipo de infância é essa? O objetivo deste artigo é demonstrar que existe uma incoerência entre objetivo a ser alcançado ( um futuro melhor ) e os métodos utilizados para isso. Sendo assim, argumenta-se neste trabalho que a criança não deve ser tratada como um ser inferior. Pelo contrário, ela, como qualquer ser-humano, deve ser tratada como um ser político. Argumenta-se também que a Crise na Educação é o fator responsável pela inferiorização da criança como ser politicamente ativo na sociedade, uma vez que a politização da educação reforça a ideia de que apenas adultos, como seres plenos, possuem a capacidade de prover educação e proteção à criança. Ao mesmo tempo, também reforça a ideia de que as crianças devem se desenvolver de forma saudável para que se tornem adultos politicamente responsáveis na construção da sua sociedade.

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