INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: LOGÍSTICA HUMANITÁRIA PARA AMENIZAR AS CONSEQUÊNCIAS DAS INUNDAÇÕES EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SIMONE DAHER VIEIRA

Colaborador(es):  NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
Número do Conteúdo: 26567
Catalogação:  09/06/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26567@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26567@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26567

Resumo:
As alterações climáticas estão cada vez mais frequentes nos dias atuais e alguns fenômenos da natureza vêm acontecendo com mais intensidade. Todo ano os desastres naturais ocorrem e afetam milhões de pessoas em todo mundo, e o Brasil não fica imune aos seus efeitos. Um desastre natural pode acontecer a qualquer momento, causa danos profundos a uma sociedade. Atuar para minimizar os efeitos dos desastres naturais seria uma das sugestões num estudo de caso sobre as inundações que ocorrem no verão em Santo Antônio de Pádua, cidade ao Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. A logística é fundamental para o processo de resposta aos afetados. Este trabalho busca mostrar a importância da logística no apoio aos atingidos pelos desastres naturais, seja atuando com a logística humanitária para levar alívio às vítimas, ou com a logística empresarial, atuando na operação para apoiar na prevenção de desastres naturais e na estruturação de uma sociedade mais permeável. Para tal, uma pesquisa foi realizada junto à população da cidade para tentar entender as necessidades de uma sociedade sofrida com as inundações constantes. Serão examinados alguns cenários e propostas de soluções para apoiar na atuação da logística de maneira a minimizar as inundações no município. Por fim, apresentam-se dois cenários: um em que a logística humanitária atua na reconstrução de uma cidade destruída por um desastre natural e outro em que a logística empresarial atua na preparação de uma infraestrutura para prevenção de uma sociedade que poderá receber as chuvas de verão sem maiores transtornos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui