XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FUTUROS PROFESSORES EM REUNIÕES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA PERSPECTIVA EXPLORATÓRIA Autor: ALESSANDRA SILVA TARGINO DE MELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26544
Catalogação: 07/06/2016 Liberação: 15/06/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26544&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26544&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26544
Resumo:
Título: FUTUROS PROFESSORES EM REUNIÕES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA PERSPECTIVA EXPLORATÓRIA Autor: ALESSANDRA SILVA TARGINO DE MELO
Nº do Conteudo: 26544
Catalogação: 07/06/2016 Liberação: 15/06/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26544&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26544&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26544
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo lançar uma perspectiva exploratória para reuniões de trabalho, das quais participam um grupo de professores em formação inicial e sua formadora, previstas dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID|CAPES), que desde 2007, configura-se como um incentivo do governo federal à formação inicial de professores. Orientada pelos princípios da Prática Exploratória, a pesquisa é de cunho qualitativo e insere-se no paradigma participativo e colaborativo. Por buscar entendimentos acerca da área de formação de professores e ao investigar o discurso em reuniões sociohistoricamente situadas, este estudo interdisciplinar insere-se na área da Linguística Aplicada e apoia-se em conceitos da Sociolinguística Interacional e da Análise da Conversa, para proporcionar um maior entendimento do que estava acontecendo na interação entre os participantes. Duas reuniões foram gravadas em áudio: uma, entre os licenciandos e, a outra, na presença da coordenadora. A análise dos dados selecionados baseou-se no desejo de entender e refletir sobre as crenças e questionamentos presentes no discurso do grupo de futuros professores e nas suas identidades profissionais construídas no entre-lugar de licenciandos, bolsistas e futuros professores. Os entendimentos gerados nesse estudo interpretativo apontam para a construção interacional de identidades a partir de crenças e questões sobre a vida em sala de aula e fora dela, que vão de encontro ou assemelham-se com o olhar exploratório da professora-pesquisadora, tanto como ex-licencianda quanto como professora já em serviço. O estudo contribuiu para criar maiores inteligibilidades situadas e exploratórias sobre questões emergentes na formação de professores. Foi possível construir entendimentos relevantes a respeito do discurso docente pré-profissional e problematizar a influência destes discursos na qualidade de vida das salas de aula onde os futuros professores irão atuar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |