$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SISTEMA RESPIRATÓRIO E FALTA DE AR
Autor: MÔNICA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26496
Catalogação:  31/05/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26496@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26496

Resumo:
A metodologia de aprendizagem ativa transforma ensino-aprendizagem em motivar o aprendiz a pensar, refletir, procurar soluções diante dos problemas ao contrário da metodologia tradicional em que o tutor (professor) prepara o conteúdo não havendo participação do aprendiz. Ao ingressar na Universidade, o aprendiz passa a ter conhecimento das competências (estudiosa, comunicadora, ética, gestora, colaboradora e cuidadora) que são uma sucessão progressiva de etapas nos quais o aprendiz desenvolve seus conhecimentos, habilidades e atitudes, até que se torne expert. O módulo do Sistema Respiratório será desenvolvido no Ciclo 1 que representa os 2 primeiros anos de graduação, no qual, o aprendiz obterá conhecimento das matérias básicas sobre embriologia, fisiologia, fisiopatologia, bioquímica, histologia e anatomia; terá o seu primeiro contato com o paciente, desenvolvendo a habilidade de comunicação; visitará comunidades para entrevistas sobre o tema tabagismo; treinamento prático entre aprendizes para terem contato inicial com o diagnóstico dos principais problemas respiratórios. No Ciclo 2, representando o terceiro e quarto ano da graduação, o tema abordado será falta de ar (dispneia). Será desenvolvida a metodologia de aprendizagem ativa, permitindo a discussão das doenças abordadas em gênero e idade, desenvolvendo raciocínio clínico através da semiologia a fim de elaborar hipóteses diagnósticas, sendo capazes de indicar exames complementares para realizar o desfecho. Ao longo de todo o curso, serão estimulados trabalhos em equipe com atividades dinâmicas feitas em pequenos grupos. Os aprendizes terão contato com a tecnologia moderna utilizada para facilitar a prática da medicina e a pesquisa, assim como saber como fazer e mostrar que sabe como fazer através de treinamento prático de habilidades e atitudes, preparando-os para o exercício técnico e intelectual de sua futura profissão.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui