$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENTENDENDO RECURSÃO E BUSCANDO POR AUTO-ENCAIXAMENTO EM PIRAHÃ: O CASO DAS CONSTRUÇÕES POSSESSIVAS
Autor: RAIANE OLIVEIRA SALLES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CILENE APARECIDA NUNES RODRIGUES - ORIENTADOR
MARCEL DEN DIKKEN - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 26480
Catalogação:  25/05/2016 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26480@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26480@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26480

Resumo:
Tem-se argumentado que a língua Pirahã, da família Mura, falada na Amazônia brasileira, é não-recursiva, não apresentando nenhum tipo de auto-encaixamento sintático (Everett, 2005). O objetivo dessa dissertação é investigar essa questão. Primeiramente, uma definição formal de recursão é necessária. Apresentamos, assim, uma análise histórica do termo, considerando sua origem no campo da matemática e da lógica e sua trajetória dentro da linguística formal Chomskyniana. A conclusão a que se chega é que dentro da Gramática Gerativa, recursão deve ser entendida como um conjunto finito de funções que chamam por si mesmas, podendo tomar seu outup prévio como input (i.e. operação Merge do Programa Minimalista (Chomsky, 2015)). Esse recurso cognitivo universal é responsável pela natureza combinatorial da Gramática (Língua Interna), conferindo a ela a propriedade de infinitude discreta. Assim, a ausência de auto-encaixamento em uma determinada língua não é evidência contra a universalidade da recursão. Representações com auto-encaixamento são apenas um dos possíveis resultados externos do sistema combinatorial recursivo da Gramática interna. O segundo objetivo dessa dissertação é apresentar novos dados de pesquisa de campo em estruturas nominais possessivas em Pirahã, demonstrando que auto-encaixamentos nesse domínio sintático são possíveis e produtivos na língua. A conclusão geral da nossa pesquisa é que a posição de Everett contra a universalidade da recursão está tanto teoricamente, quanto empiricamente incorreta. Duas são as principais contribuições dessa dissertação para a teoria linguística formal: oferecer um melhor entendimento de computabilidade interna à Gramática, e apresentar novos dados empíricos sobre a sintaxe de encaixamentos em Pirahã.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui