INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: INTERSEÇÕES ENTRE A PSICOLOGIA EDUCACIONAL, A PRÁTICA EXPLORATÓRIA E A SOCIOLINGUÍSTICA INTERACIONAL: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS E ELABORAÇÃO PSÍQUICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAROLINA APOLINÁRIO DE SOUZA

Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - Orientador
Número do Conteúdo: 26446
Catalogação:  20/05/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26446@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26446@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26446

Resumo:
O presente trabalho propõe a interface entre três campos de saber entrelaçados pela linguagem: a Psicologia Educacional, a Prática Exploratória e a Sociolinguística Interacional. A partir de prévia experiência da pesquisadora como professora de língua inglesa e de Psicologia Educacional, esta tese sustenta que é preciso entender o mal-estar socioafetivo na escola e as formas de abordá-lo a partir do conceito de practitioner (praticante), um dos pilares da proposta metodológica da Prática Exploratória. Em alinhamento com os pressupostos da Prática Exploratória e da Psicologia Educacional de orientação psicanalítica constrói entendimentos sobre a forma como a equipe educacional da Escola Saint Francis elabora formas diferentes de entender, escutar e lidar com o mal-estar apresentado pelo aluno. Para fins de análise, divide os dados em dois blocos distintos. O primeiro versa sobre reuniões de trabalho entre a psicóloga educacional (representada pela pesquisadora) e cada professora; todas gravadas e transcritas. O segundo consiste de intervenções em sala de aula em parceria com cada professora, chamadas de Dinâmicas Exploratórias; anotadas em forma de diário. Baseia as análises nos pressupostos da Prática Exploratória, da Análise da Narrativa, da Análise da Conversa, e principalmente no conceito de produção de sentido (meaning making). Quanto aos dados analisados, indica que a reflexão dos praticantes, a partir das diferentes fases do processo, contribui para a pesquisa acerca da qualidade de vida do grupo de alunos. No que diz respeito aos profissionais envolvidos, conclui que esta investigação colaborativa promove o desenvolvimento profissional da psicóloga e dos professores, enquanto praticantes trabalhando juntos, para construir entendimentos no contexto escolar. A discussão dos dados dá suporte para problematizar a medicalização na infância e apoiar novas formas de manejo do sofrimento no campo escolar, assim como traz especial destaque para a parceria família-escola.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui