$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DAS UNIDADES PEDAGÓGICAS DO CICLO 1 E DO CICLO 2 REFERENTES A IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA ADQUIRIDA: PROJETO DE UMA GRADUAÇÃO MÉDICA CONTEMPORÂNEA MODELO PUC-RIO
Autor: ALESSANDRA SANTOS PORTELA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26430
Catalogação:  18/05/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26430@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26430

Resumo:
A educação Médica brasileira tem passado por grandes transformações nas últimas décadas. Os currículos dos cursos de graduação em medicina sofreram modificações nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Nos anos de 1960-70 a grade curricular dos cursos de medicina fragmentava-se em setores e especialidades, não só no chamado ciclo básico, como no intermediário e também no internato. Isso mudou e hoje, segundo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em medicina de 2014 visam a formação de um médico generalista pautado nas necessidades do Sistema Único de Saúde. Proposta: A PUC-RIO com sua proposta para uma graduação Médica Contemporânea, promove, através de seu primeiro curso de Formação de Docentes em Medicina e Ciências da Saúde: Novas Metodologias, a elaboração de novas abordagens metodológicas por seus alunos visando a criação de atividades adequadas à nova realidade que se impõe. Buscou-se com o presente estudo a construção de duas Unidades Pedagógicas dos ciclos 1 e 2, HIV/AIDS, dor orofacial e sinusopatias, respectivamente, demonstrando-se com aplicação de atividades simples que é possível a utilização da metodologia de ensino e aprendizagem ativas no desenvolvimento de um futuro médico crítico e reflexivo, mais resolutivo. Considerações finais: Não se pretende idealizar qualquer tipo de avaliação ou esgotar o assunto. Aborda-se a avaliação partindo da realidade contextual dos atores envolvidos no processo de aprendizagem tornando-se um valioso instrumento que permita o permeio do binômio professor-aluno, de maneira a permitir um aprendizado praze-roso, construtivista, responsável e autônomo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui