$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: O IMPACTO DA FORMAÇÃO SUPERIOR NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE EX-BOLSISTAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUMA CORDEIRO DE ARAUJO

Colaborador(es):  ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador
Número do Conteúdo: 26350
Catalogação:  10/05/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26350@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26350@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26350

Resumo:
Nos últimos anos houve um grande aumento no número de bolsas concedidas pelo Governo Federal através da implantação da política de cotas em instituições públicas de ensino e do programa ProUni (Programa Universidade para todos), sendo assim, o número de universitários oriundos de extratos sociais menos favorecidos teve um grande aumento nas universidades que eram consideradas acessíveis apenas para as classes mais favorecidas economicamente. Por causa disso, jovens oriundos de extratos sociais menos favorecidos passaram a concorrer, aparentemente em situação de igualdade, com jovens de classe média, na busca pelas melhores vagas do mercado de trabalho. No entanto, a concepção de Bourdieu (2007) acerca da reprodução social das desigualdades sociais é postula que o diploma não é suficiente para que os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Tendo em vista este pressuposto foram analisadas as trajetórias de vida de jovens ex-bolsistas da PUC-Rio com o objetivo de conhecer os fatores que os levaram à busca de escolaridade e se a educação fez com que obtivessem uma melhora em sua situação financeira e social. Será o fator educação o único determinante que influência na conquista de um bom posicionamento no mercado de trabalho? Ou será que fatores como renda, cor e origem social também interferem na ascensão profissional dos jovens? Os achados da pesquisa evidenciam que os indivíduos de extrato sociais menos favorecidos são apenas parcialmente afetados pela falta de capital econômico que limita seus investimentos na ampliação de seu capital cultural para alavancar suas carreiras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui