$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CUBIMED: UM FRAMEWORK PARA A CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES DE ASSISTÊNCIA MÉDICA UBÍQUA BASEADO EM AGENTES DE SOFTWARE COLABORATIVOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ARIEL ESCOBAR ENDARA

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 26104
Catalogação:  11/04/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26104@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26104@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26104

Resumo:
A área da saúde precisa lidar com diversos problemas relacionados a questões de infraestrutura, falta de pessoal qualificado e grande número de pacientes. Como solução para problemas desta natureza surgiu o u-Healthcare, uma aplicação dos conceitos de Computação Ubíqua (UbiComp) na área da assistência médica. u-Healthcare permite a supervisão da saúde a qualquer tempo e a qualquer lugar, a partir de dispositivos eletrônicos conectados à internet. Entretanto, a ampliação da supervisão da saúde para o entorno ubíquo não pode ser feita com protocolos e procedimentos clínicos atualmente utilizados, já que essa abordagem aumentaria drasticamente o consumo de tempo e recursos. Por esse motivo, a construção de aplicações para fornecimento de serviços se saúde pode apoiar-se em áreas de pesquisa de Sistemas Multi-Agente (SMA) e Trabalho Cooperativo Auxiliado por Computador (TCAC). Nesse sentido, SMA é utilizado para automatização de processos, através do uso das propriedades dos agentes de software. Em contrapartida, TCAC permite estabelecer um modelo de cooperação entre os participantes de uma determinada aplicação. Com base nestes aspectos, neste trabalho propõese a modelagem e desenvolvimento de um framework que auxilie a construção de aplicações voltadas para u-Healthcare, baseadas em conceitos de SMA e TCAC. Para ilustrar a utilização do framework, são apresentados dois cenários de uso. O primeiro cenário corresponde a um sistema de monitoramento fetal, que realiza a detecção precoce de anormalidades no feto. O segundo cenário, por sua vez, consiste em um assistente de administração de medicamentos, que permite ajudar ao médico no controle de medicamentos que usam seus pacientes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui