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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OCLUSÃO DE AMBIENTE PARA RENDERIZAÇÃO DE LINHAS Autor: LEONARDO DE PAULA BATISTA BENEVIDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
WALDEMAR CELES FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26083
Catalogação: 05/04/2016 Liberação: 06/04/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26083@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26083@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26083
Resumo:
Título: OCLUSÃO DE AMBIENTE PARA RENDERIZAÇÃO DE LINHAS Autor: LEONARDO DE PAULA BATISTA BENEVIDES
Nº do Conteudo: 26083
Catalogação: 05/04/2016 Liberação: 06/04/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26083@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26083@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26083
Resumo:
A interpretação tridimensional de conjuntos densos de linhas exige o
uso de modelos de iluminação mais elaborados. A oclusão ambiente é uma
técnica utilizada para simular, de forma realista e barata, a iluminação
ambiente indireta. Este trabalho apresenta um novo algoritmo para renderização
de linhas com oclusão de ambiente. O algoritmo proposto é baseado
na voxelização da cena e no cálculo do volume ocupado do hemisfério associado
a cada ponto do linha. Propõe-se uma adaptação no algoritmo de
voxelização de cenas 3D formada por sólidos para o tratamento correto da
cena formada por linhas. Assim, uma descrição volumétrica da geometria é
criada em um buffer de textura. O hemisfério em torno de cada ponto visível
é amostrado por diversos pontos, e para cada amostra se acessa um prisma,
cujo volume ocupado é calculados a partir da voxelização. Ao acumular os
resultados de cada amostra, estima-se a oclusão de ambiente causada pela
geometria em cada ponto visível pelo observador. Esta estratégia mostra-se
adequada, pois tem como resultado imagens com alta qualidade em tempo
real para cenas com grande complexidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |