$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO DO CASO DA VILA AUTODRÓMO: ANÁLISE DA JUSTIFICATIVA DO PODER PÚBLICO SOB ÓTICA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E DIREITO DE PERMANÊNCIA
Autor: REBECA SOUZA PETERLI DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANO PILATTI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26059
Catalogação:  29/03/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26059@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26059

Resumo:
As práticas remocionistas são traços marcantes nas políticas urbanas brasileiras, especialmente cariocas. Tais praticas são observadas atualmente no contexto dos megaeventos, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nesse sentido, o Poder Público Municipal apresenta diferentes justificativas visando remoção das favelas cariocas, muitas das quais representam argumentos falaciosos, que escondem objetivo de mercantilização e elitização do espaço urbano. A Vila Autódromo, assentamento localizado próximo a Barra da Tijuca, é alvo das atuais políticas remocionistas. Visando à remoção da referida comunidade a municipalidade apresentou diferentes justificativas ao longo do tempo. Desse modo, o presente trabalho objetiva analisar as justificativas apresentas pelo Poder Público carioca sob ótica dos princípios constitucionais, mais especificamente, da legalidade, da publicidade, transparência e moralidade administrativa e do direito de permanência. Espera-se que esta monografia contribua para o conhecimento de um dos problemas que ocorrem na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente no ato de remoção da Vila Autódromo, e para reflexão crítica dos atos de remoção das favelas cariocas e, ainda, sinalizar a necessidade da Administração Pública observar dos preceitos teóricos- normativos aplicáveis ao caso a fim de garantir a justiça social, efetividade dos direitos fundamentais e da democracia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui