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Título: BURGESS POR DENTRO: ESPAÇOS (AUTO)BIOGRÁFICOS
Autor: AMAURY GARCIA DOS SANTOS NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26044
Catalogação:  23/03/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26044@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26044@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26044

Resumo:
Esta tese discute criticamente e questiona pressupostos teóricos que orientam a recepção de escritas de si como textos referenciais definidos pela tripla identificação entre autor, narrador e personagem. Em seu lugar, sugere-se um modelo que acentua o caráter construtivo de discursos (auto)biográficos, ambiguamente localizados entre fatos e ficções. Neste âmbito, propõe-se analisar comparativamente autobiografia e romance autobiográfico, a partir de conceitos tais como biografema e espaço biográfico. Tais conceitos possibilitam uma dinâmica relacional que proporciona construções (auto)biográficas alternativas que buscam dar conta da flexibilidade e complexidade inerente ao conceito de identidade como concebido no cenário contemporâneo. Baseado na hipótese de que textos referenciais recebem menor investimento afetivo por parte do leitor quando comparados a textos cujos processos de deciframento são mais complexos, como no caso de textos literários, evidencia-se a criação de um espaço relacional entre o primeiro tomo da autobiografia do romancista inglês Anthony Burgess, O pequeno Wilson e o grande Deus (1993), e um romance de sua autoria, Enderby por dentro (1990). A partir deste espaço, são abordados fragmentos autobiográficos recorrentes nos dois títulos que, por serem construídos por meio de estratégias distintas, provocam diferentes efeitos e afetos. Quando comparados, tais efeitos geram novas dimensões de compreensão acerca da complexidade da identidade da figura em foco. Neste sentido, a tese busca comprovar a hipótese de que na escrita (auto)biográfica, a própria motivação e finalidade documental referencial pode ser minimizada em favor da proposta estética, que tem o potencial de proporcionar maior complexidade à identidade (auto)biográfica.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS DE FIGURAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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