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Título: A REVISÃO TEXTUAL REALIZADA POR CRIANÇAS: UMA VISÃO PANORÂMICA
Autor: CICERO GABRIEL DOS SANTOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 25991
Catalogação:  17/03/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25991@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.25991

Resumo:
A revisão textual consiste em um processo de reformulação que permite à criança reelaborar aspectos relacionados à forma e ao conteúdo, com vistas à melhoria do texto, ao atendimento das próprias expectativas em relação à produção escrita e ao estabelecimento de algum tipo de relação com seus possíveis interlocutores. Considerando que, quando revisam seus textos, as crianças desencadeiam um processo comunicativo demarcado pela presença do outro, temos como objetivo discutir a revisão textual para compreendê-la como uma etapa integrante da produção escrita, orientada por relações linguísticas, cognitivas e sociais. Optamos pelo modelo de pesquisa exploratória-bibliográfica, por favorecer a reflexão acerca dos estudos sobre a produção textual e, consequentemente, sobre revisão textual realizada pelas crianças, em séries iniciais. Para tanto, consideramos, além das contribuições de Bakhtin, de Vygotsky e de estudiosos que contribuem para a aquisição/aprendizagem da escrita, a literatura que versa sobre a revisão textual, a partir de Mayrink-Sabison (1997), Abaurre (1997), Rocha (2008), Serafim e Oliveira (2010) e Spinillo (2015).

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