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Título: METODOLOGIA ESTRUTURADA PARA ESCOLHA DE TECNOLOGIAS DE PLANTAS DE LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL EM NAVIOS FLNG (FLOATING LIQUEFIED NATURAL GAS)
Autor: ALAN DA SILVA ESTEVES
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE
FELIPE DE SOUZA CAMARA MELLO
MARLON LORENO DE CARVALHO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 25946
Catalogação:  15/03/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  RELATÓRIO DE PESQUISA
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25946@1
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Resumo:
A demanda por utilização do Gás Natural (GN) vem crescendo a cada ano, o que implica a busca por novas tecnologias de otimização do processamento, liquefação e armazenamento, para posterior transporte em redes distribuidoras de gás. Atualmente, a curtas distâncias da costa, GN é transportado por gasoduto até a terra para o processamento primário. Essa rota, em certos casos, dificulta e encarece a cadeia de produção, pois envolve dificuldades operacionais e elevados custos com a instalação e manutenção de extensos gasodutos (acima de cerca de 200 km) para o envio do gás. Face este cenário, tem se tornado cada vez mais usual e econômico que o processo de liquefação como um todo seja desenvolvido a bordo de um mesmo navio onde o GN é processado primariamente, liquefeito e armazenado como criogênico. Este navio que acomoda essas etapas é denominado Floating Liquefied Natural Gas (FLNG). O presente trabalho analisa diferentes tecnologias de liquefação, estabelecendo parâmetros que permitam correlacionar indicadores na escolha do(s) processo(s) que poderá (ão) ser contemplado (s) na eleição do (s) mais favorável (is), segundo critérios estruturados. São desenvolvidos indicadores com objetivo de reduzir, tanto quanto possível, a subjetividade do processo de tomada de decisão. Os parâmetros adotados podem ser dentre outros, por exemplo, peso e estabilidade dos equipamentos de processo, área ocupada no convés de produção (topside) do navio, necessidade de áreas classificadas, armazenamento embarcado de misturas de refrigerantes, manuseio de refrigerantes inflamáveis, tipos de sistemas de armazenamento do criogênico produzido, sistemas de alívio (offloading), movimentação de carga (sloshing) durante campanhas de produção em águas profundas, movimentação do navio em condições adversas de metocean. Além desses parâmetros, são analisados também aspectos como indicadores de eficiência termodinâmica, balanços de material e de energia para dimensionamento dos equipamentos de processo principais. Dentre diversas metodologias estruturadas para tomada de decisão, optou-se pela técnica de Auxílio Multicritério à Decisão (AMD) utilizando o processo Analytic Hierarchy Process (AHP), por ser uma metodologia expedita, contemplando soluções possíveis com agregações de valores às variáveis do problema.

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