$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA DETERMINAÇÃO DE ZONAS DE EXCLUSÃO E DE SEGURANÇA EM TORNO DE TERMINAIS CRIOGÊNICOS DE GNL
Autor: ALAN DA SILVA ESTEVES
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 25945
Catalogação:  15/03/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  RELATÓRIO DE PESQUISA
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25945@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25945@2

Resumo:
Gás natural liquefeito é o gás natural resfriado até ao ponto em que se condensa, o que ocorre a -162 Celsius na pressão atmosférica. A liquefação reduz o volume do gás aproximadamente 600 vezes, a depender da massa molar do gás. Este processo é a maneira mais econômica de armazenar o combustível onde não existam outras formas de estocagem, bem como a mais interessante para transportá-lo a longas distâncias. O código foi desenvolvido em plataforma EES e modela matemática e inicialmente o derrame e a mecânica dos fluidos do escoamento de uma poça de criogênico sobre as águas quiescentes e abrigadas de um terminal marítimo, gerada após o navio metaneiro ter sofrido abalroamento perpetrado por outra embarcação. Imediatamente após o início do derrame/espalhamento, é suposto haver incêndio da poça com chama de difusão turbulenta. A razão entre o comprimento da chama visível da coluna de incêndio e o diâmetro da poça circular que sustenta a combustão desta coluna no mar e seu poder emissivo radiante médio são modelados variando com a altura ao longo do eixo da pluma térmica. A radiação térmica gerada pelo poder emissivo médio temporal da chama se propaga e é atenuada num ambiente com transmitância hemisférica total da atmosfera. Após propagar-se na atmosfera, a radiação é suposta incidir sobre recursos vulneráveis ao redor de um terminal marítimo, distantes a determinadas distâncias do furo no costado do navio avariado, considerando a modelagem direta. Normas internacionais estabelecem níveis máximos aceitáveis de radiação térmica que incidem sobre esses recursos, localizados em determinadas distâncias, definindo assim zonas de exclusão. Os resultados permitem definir a localização de recursos vulneráveis em relação ao terminal de GNL, possibilitando a adoção de medidas mitigadoras e/ou contrapartidas pelas autoridades e comunidades para reduzir os efeitos dessa radiação, fornecendo subsídios quantitativos que viabilizem a implantação do terminal.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui