$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MÉMOIRES DE L INSTITUT DE L ÉDUCATION DE NOVA FRIBURGO: (RE)CONSTRUIRE DES PRATIQUES ET REDONNER DU SENS
Autor: RITA DE CASSIA XIMENES MURY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS -
Nº do Conteudo: 25939
Catalogação:  15/03/2016 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939@2
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25939

Resumo:
Cette these a pour but de comprendre la création de l Institut de l Éducation de Nova Friburgo dans le contexte éducationnel et politique de l État de Rio de Janeiro des années 1980, en reliant le projet idéalisé aux pratiques appliquées. En me basant sur des référentiels historiques et sociologiques, j ai voulu analyser le processus de construction identitaire de cette institution tournée vers la formation des professeurs, au travers du dialogue entre les sources documentaires et les récits d ex-étudiants et d ex-professeurs de l Institut. Ma recherche a montré que sa création, vu l époque, suivait une proposition spécifique définie par l éducation de l état de Rio de janeiro pendant le gouvernement de Leonel Brizola, fortement influencée par la pensée de Darcy Ribeiro. Ayant comme objectif le fait d être une école actuelle et progressiste, l institut provoqua des réactions à l intérieur et à l extérieur de son enceinte en expulsant de son immeuble une école traditionnelle du municipe, en inaugurant des pratiques qui prétendaient être démocratiques, basées sur les principes de liberté et d autonomie. Ce fut un tournant au cours duquel elle adopta des méthodologies considérées innovatrices, inspirées de Piaget. Avec l intention de former des professeurs agissant en faveur du changement social, son projet institutionnel et ses actions provoquèrent des tensions au sein de la communauté éducative qui englobèrent les média et le pouvoir local, divisant l opinion publique. Se disputant le pouvoir, les différents groupes eurent recours a certaines stratégies visant à consolider ou à diluer le projet en question.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, RÉSUMÉ, SUMMARY AND LISTS  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
CHAPTER 7  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui