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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MEMÓRIAS DO/NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO: (RE)CONSTRUINDO PRÁTICAS E SENTIDOS Autor: RITA DE CASSIA XIMENES MURY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25939
Catalogação: 15/03/2016 Liberação: 22/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939@2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25939
Resumo:
Título: MEMÓRIAS DO/NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO: (RE)CONSTRUINDO PRÁTICAS E SENTIDOS Autor: RITA DE CASSIA XIMENES MURY
Nº do Conteudo: 25939
Catalogação: 15/03/2016 Liberação: 22/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939@1
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Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25939@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25939
Resumo:
Esta tese objetivou compreender a criação do Instituto de Educação de Nova Friburgo no contexto educacional e político do Rio de Janeiro nos anos 80, articulando o projeto idealizado e as práticas lá estabelecidas. Apoiada em referenciais da História e da Sociologia, busquei analisar o processo de construção identitária dessa instituição voltada à formação de professores, através do diálogo entre fontes documentais e relatos de ex-alunos/as e ex-professores/as do Instituto. A pesquisa apontou que sua criação,naquele momento histórico, surgia alinhada a uma proposta específica desenhada para a educação no Estado do Rio de Janeiro durante o Governo Leonel Brizola, com a forte marca do pensamento de Darcy Ribeiro. Com o horizonte de ser uma escola atual e progressista, o Instituto provocou reações dentro e fora de seus muros ao destituir de seu prédio uma escola considerada tradicional no município, inaugurando práticas que pretendiam ser democráticas, baseadas em princípios como liberdade e autonomia. Nessa viragem, passou a adotar metodologias consideradas inovadoras, de base piagetiana. Com a intenção de formar professores que agissem em prol da mudança social, seu projeto institucional e ações provocaram tensões na comunidade educativa que envolveram a mídia e o poder local, dividindo posições. Em uma clara disputa de poder, os diferentes grupos lançaram mão de estratégias, tendo em vista a afirmação ou a diluição desse projeto.