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Título: ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL: A PRESENÇA DA CRIANÇA NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: PAULA LANNES PEREIRA PASSOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25925
Catalogação:  14/03/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25925@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25925@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25925

Resumo:
Esta dissertação, realizada em uma creche comunitária do município do Rio de Janeiro, tem o objetivo de estudar interações entre adultos e crianças. Prioriza interações e práticas que dão visibilidade à criança, a fim de perceber as potencialidades e fragilidades da instituição de Educação Infantil como espaço que favorece o encontro com a criança. A metodologia adotada foi observações (registros no caderno de campo) de uma turma de crianças de 3 a 4 anos; entrevistas com a coordenadora, professora, auxiliar e mãe/funcionária; e conversas informais com a diretora, professora e auxiliar. As categorias foram definidas a partir dos seguintes conceitos de Buber: presença, encontro, entre, diálogo. O primeiro capítulo trata do processo de construção da pesquisa. Contextualiza o estudo em diálogo com o referencial teórico, apresenta a Creche e os sujeitos pesquisados e a entrada no campo. O segundo capítulo é dedicado a Buber e Bakhtin. O ato de pesquisar é analisado, a partir de conceitos de Bakhtin, a fim de refletir sobre o lugar em que o pesquisador ocupa e como devem ser tratados os sujeitos de pesquisa. O terceiro capítulo analisa a observação e as entrevistas realizadas com o intuito de perceber se o espaço da Creche favorece que as crianças e os adultos que nele trabalham estabeleçam relações autênticas entre si. As considerações finais refletem sobre as positividades e como essas contribuem para relações verdadeiras, possibilitando encontros em que os sujeitos estejam presentes e em presença. As fragilidades são apontadas como possibilidades de mudança que colaborem na formação de espaços e tempos que priorizem a criança e seu desenvolvimento.

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