XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SCHOLL SPACE AND TEACHING WORK: MEMORIES AND REPRESENTATION Autor: LUCIANA DE LACERDA DIAS BRAGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ADVISOR
FABIANO DE LEMOS BRITTO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 25916
Catalogação: 11/03/2016 Liberação: 17/03/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25916&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25916&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25916
Resumo:
Título: SCHOLL SPACE AND TEACHING WORK: MEMORIES AND REPRESENTATION Autor: LUCIANA DE LACERDA DIAS BRAGA
FABIANO DE LEMOS BRITTO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 25916
Catalogação: 11/03/2016 Liberação: 17/03/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25916&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25916&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25916
Resumo:
This thesis is a study of memories of school spaces experienced by teachers.
The goal is to identify the conditions and dimensions of teachers work from the
scholar environment and memories of the educational journey of seventeen
teachers working in higher education and in high school in a city in Minas Gerais.
The memories were collected through semi-structured interviews. These
memories of a time and space experienced by the teachers interviewed form a
narrative of the past that blends with the present time, creating meanings in his
teaching activities. Thus, the common thread of this work are the memories of
school space. Both the space, as the teaching are interdependent social constructs,
which are influenced by the life, culture and formation of the subject. The
analyzes are based on studies of architecture / space (Bachelard, Vinao-Frago,
Escolano), visual culture (Hernández), space / power relations (Foucault),
memory (Bergson, Bosi) and studies about teachers (Tardiff, Raymond). The
school environment causes subjective and objective impacts on their inhabitants.
In this sense, space produces identity, symbols and relationships which influence
on teaching. Thus, from the teachers speeches can be seen that: although the ideas
and teaching practices are linked to political, social and technological context, the
latter is the most noticed and, for the use of space, the teacher feels trapped by
higher decisions of the school board, national tests and content of the discipline.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |