$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PROFESSORA, A GENTE É POBRE, PRETO E NÃO TEM NADA A PERDER, A SENHORA VAI FAZER O QUÊ POR NÓS? DEIXA A GENTE JOGAR E PRONTO!: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERCULTURALIDADE
Autor: RITA DE CASSIA DE OLIVEIRA E SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25914
Catalogação:  10/03/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25914@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25914@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25914

Resumo:
Contribuir para a construção de uma educação de qualidade, uma escola para todos/as, tem sido um dos grandes desafios encontrados por aqueles/as que trabalham com a formação de professores/as. Sabe-se que a sociedade está em constante movimento e a escola brasileira necessita acompanhar as transformações ocorridas ao longo dos tempos. Pensar em educação no Brasil atualmente é pensar em diferentes sujeitos que estão configurados por identidades híbridas e são atores em diferentes realidades. Nesse sentido, trata-se não somente de respeitar as diferenças, mas também de desafiar práticas homogeneizadoras que abafem a pluralidade cultural. Como professora de Educação Física me preocupo com as questões deste campo, procurando compreender de que forma esta disciplina escolar pode contribuir para uma vivência pedagógica mais igualitária, onde todos/as possam ser contemplados/as a partir de seus anseios e necessidades. O presente estudo tem como objetivo identificar de que forma as questões acerca da diferença cultural são discutidas nos cursos de formação de professores/as de Educação Física e para isso o curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi escolhido como estudo de caso. Foram analisadas as Diretrizes que regem o curso, seu Projeto Político Pedagógico e os programas das disciplinas oferecidas. Também foram observadas as aulas de cinco disciplinas do curso e por fim foram realizadas entrevistas com docentes, discentes, coordenadora do curso e diretor da instituição. Pude concluir que a formação de professores/as de Educação Física ainda se apresenta fortemente impregnada pelo viés esportivista que faz parte da história do campo, mas que iniciativas que visam a inclusão de todos/as nas aulas desta componente curricular se encontram presentes nas estratégias de formação destes/as futuros/as professores/as. Defendo a educação intercultural como a perspectiva que pode nos oferecer caminhos e respostas para a realização de um processo educativo que contemple todos/as os/as discentes, respeitando suas identidades, dando possibilidades para um diálogo igualitário e inclusivo, permitindo assim que a escola possa ser construída como um espaço de cruzamento de culturas e não como mantenedora de desigualdades e silenciadora de identidades.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui