$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: OS ACONTECIMENTOS DA PRÁTICA CLÍNICA CONTEMPORÂNEA E A CONCEPÇÃO DE SUJEITO E MUNDO DA MODERNIDADE
Autor: IARACI FERNANDES ADVINCULA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 2587
Catalogação:  10/05/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2587@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2587@2

Resumo:
Este e um trabalho que objetiva pensar sobre as compreensoes de homem e mundo dos tempos Atuais. Com esse intuito, sera feita uma incursao pela perspectiva tradicional de pensamento, presente na modernidade e que resultou em concepcoes indivisas e universais, tais como: sujeito, pessoa e individuo. Com isso, o que se pretende e refletir sobre o que e o homem, a partir de questionamentos da pratica clinica e a luz de alguns pensadores, especialmente HEIDEGGER, com aportes significativos de DELEUZE e SIMONDON. Estes autores vao demonstrar que o homem so e possivel de ser compreendido no seu processo existencial ou de individuacao. Em seguida, reflete-se sobre os acontecimentos do mundo contemporaneo que questionam o projeto da modernidade e, junto com ele, os valores racionais e a hegemonia do sujeito autonomo senhor de si e com uma identidade claramente definida. No seu desenrolar, este texto vai aludir que essa tradicao de pensamento e herdeira de uma concepcao de individuacao relacionada a um individuo ja dado, ou seja, ja constituido. No desenrolar das ideias, o texto vai apontar que estamos, nesse comeco de um novo seculo, sendo convocados e desafiados a desconstruir os ideais da tradicao filosofica das identidades e das representacoes. Essa tradicao implica conceitos opostos e excludentes, incapaz de produzir ideias compostas, intermediarias e complexas. Nas suas evolucoes, o trabalho pretende mostrar que o mundo contemporaneo enseja multiplas configuracoes. O humano, nessa nova configuracao, deve ser compreendido nao so como singular, mas singular-plural; nao so homogeneo, mas homogeneo-heterogeneo; nao so, finalmente, individuo-pessoa entendido como substancia essencial e indivisa, mas, principalmente, o homem que penetra e e penetrado pelo mundo, numa mutua constituicao. Finalmente, indica-se que necessitamos pensar junto com Edgar MORIN, na elaboracao deste pensamento complexo, quando esse autor destaca que necessitamos fazer toda uma 'reconstrucao conceitual' que de conta dessa nova ideia de sujeito.

Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui