$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: COMPORTAMENTO DE ESTRUTURAS ESPACIAIS METÁLICAS COM NÓS DE LIGAÇÃO DO TIPO PONTA AMASSADA
Autor: YURI RODRIGUES DE SANTA ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SEBASTIAO ARTHUR LOPES DE ANDRADE - ORIENTADOR
PEDRO COLMAR GONCALVES DA SILVA VELLASCO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 2584
Catalogação:  09/05/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2584@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2584@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2584

Resumo:
A utilização de estruturas espaciais metálicas como solução estrutural para cobertura de edificações no Brasil tem sido cada vez mais difundida.Esses sistemas são basicamente compostos pela união de barras através de nós de ligação, formando uma malha tridimensional de barras no espaço. A principal diferença existente entre os vários sistemas espaciais metálicos até hoje desenvolvidos corresponde principalmente aos diferentes tipos de nós de ligação adotados. A complexidade dos diferentes tipos de nós de ligação tem sido o principal fator diferencial de custo entre cada sistema. No Brasil, por motivos econômicos o tipo de nó de ligação mais utilizado é o de ponta amassada.O nó de ligação de ponta amassada é o mais simples e mais barato para ser fabricado, porém, possui duas desvantagens principais: este tipo de nó gera o aparecimento de excentricidades na aplicação dos esforços e provoca a redução de inércia nas extremidades das barras, devido ao processo de amassamento. As normas geralmente adotadas para o dimensionamento de estruturas espaciais metálicas [2, 11, 20] ainda não consideram adequadamente os efeitos da redução de inércia e das excentricidades. Tem sido cada vez mais freqüente a constatação de problemas de instabilidade estrutural em obras recentes, que podem causar colapsos parciais ou até mesmo totais. Estes fatos motivaram o estudo do comportamento estrutural dos nós de ligação com pontas amassadas, observando a influência da redução de inércia nas extremidades das barras e das excentricidades na resistência global das estruturas. Inicialmente apresenta-se um breve histórico dos sistemas estruturais espaciais metálicos, seguido de uma descrição dos principais nós de ligação existentes. A seguir são apresentadas informações gerais sobre a classificação dos diferentes tipos de treliças espaciais mais utilizados. Em seguida são descritos e apresentados três séries de ensaios, realizados em escala real, visando o estudo do comportamento estrutural e a avaliação de reforços estruturais com o objetivo de aumentar a capacidade de carga,diminuir os deslocamentos ou recuperar uma estrutura que apresente subdimensionamento.Finalmente os resultados são comparados com valores de projeto recomendados pelas normas de projeto de estruturas de aço.

Descrição Arquivo
CAPA,AGRAD.,RESUMO,ABSTRACT,SUMÁRIO,LISTA DE FIG.,DE FOTOS, DE TABELAS, DE SIGLAS, CAPÍTULOS 1AO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CONTINUAÇÃO DO CAPÍTULO 6, CAPÍTULO 7, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui