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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ASPECTOS INTERACIONAIS E CULTURAIS DA ORDEM NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS (PL2E) EM AMBIENTE MILITAR Autor: VIVIANE BOUSADA CAETANO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSA MARINA DE BRITO MEYER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25777
Catalogação: 16/02/2016 Liberação: 16/02/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25777@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25777@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25777@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25777
Resumo:
Título: ASPECTOS INTERACIONAIS E CULTURAIS DA ORDEM NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS (PL2E) EM AMBIENTE MILITAR Autor: VIVIANE BOUSADA CAETANO DA SILVA
Nº do Conteudo: 25777
Catalogação: 16/02/2016 Liberação: 16/02/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25777@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25777@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25777@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25777
Resumo:
Este trabalho tem como principal objetivo classificar o ato de fala ordem
utilizado por militares do Exército Brasileiro em interações cotidianas com suas
características interacionais e culturais subjacentes, a fim de colaborar para a
melhoria do ensino do português brasileiro para alunos estrangeiros militares. Para
tal, a fundamentação teórica desta tese se concentra em uma abordagem de ordem
interdisciplinar e se baseia na relação de interface entre o Interculturalismo; a
Pragmática e a interação no discurso; além de categorias gramaticais do português
brasileiro. O estudo consiste em uma pesquisa de base qualitativa no âmbito da
microanálise etnográfica, do tipo direta ou participante, em que se analisa o ato de
fala ordem no âmbito militar por meio de gravação em áudio de quatro situações problema
em que os participantes simulam interações nas quais ocorre o ato de
fala em questão. Para tanto, levam-se em consideração nessas situações variáveis
contextuais como distância de poder, distância social e urgência da execução da
ordem, tais como propostas por Brown e Levinson (1987) e Hofstede (2010). Os
resultados apontam que o uso de estratégias de polidez para minimizar o ato de
ameaça a face da ordem ocorre quando, pelo menos uma das variáveis
interacionais apresenta-se na situação. Portanto, esta pesquisa identifica e
classifica os tipos de ordem enunciados em ambiente militar de acordo com
variáveis situacionais específicas. Dessa maneira, o professor de PL2E tem
subsídios e embasamento teórico para transmitir ao seu aluno tanto as
especificidades linguísticas quanto as culturais do idioma estrangeiro ensinado,
contribuindo no consequente desenvolvimento da competência comunicativa dos
alunos.