INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CAROLINA BRASIL DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  RALPH INGS BANNELL - Orientador
Número do Conteúdo: 25775
Catalogação:  16/02/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25775

Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo analisar a penetração da educação ambiental crítica nos artigos publicados na ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – nos períodos entre 2005 e 2013. Para chegar ao objetivo da pesquisa, os trabalhos publicados no período citado acima, foram classificados de acordo com seu eixo temático. Ao todo, foram identificados 27 eixos temáticos, sendo a maior parte dos trabalhos inseridos no eixo intitulado educação ambiental crítica. Dessa forma privilegiou-se a análise do mesmo. O referencial teórico foi construído a partir do trabalho de Henrique Leff. A metodologia utilizada na presente análise foi construída a partir das proposições de L. Bardin, tratando-se portando de uma análise qualitativa construída por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados foi possível notar que os artigos analisados se apresentam de maneira crítica segundo as categorias de análise que foram utilizadas bem como a compatibilidade do referencial teórico adotado. Os artigos se mostraram coerentes não havendo contradições em seus discursos proferidos. Entretanto algumas limitações na produção intelectual investigada puderam ser identificadas. Dentre essas limitações podemos destacar a falta de diálogo com os clássicos do campo da educação ambiental, bem como a falta de profundidade nas discussões de alguns conceitos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui