$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: REVISÃO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS INTRA HOSPITALARES DE MEDICAMENTOS: UNITARIZAÇÃO E DISPENSAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIZ PACHECO DRUMOND NETO

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
Número do Conteúdo: 25758
Catalogação:  12/02/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25758@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25758@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25758

Resumo:
Em organizações hospitalares há uma grande variedade de produtos e existe o compromisso de não se permitir as perdas e o fracasso operacional (Portela, 2001). Uma maneira de se evitar essas perdas é o emprego racional dos medicamentos através de uma padronização (Klugl et al, 1999). Desse modo é possível criar valor ao paciente de modo que a farmácia consegue administrar os produtos de forma adequada oferecendo serviços de qualidade (Barbieri e Machline, 2006). Nesse cenário, a gestão dos custos das organizações de saúde tem papel estratégico. Medicamentos representam parcela significativa destes custos e a sua logística interna, complexa e com muitas particularidades, deve funcionar da melhor maneira possível. Isso porque os processos, nos quais estão envolvidos, são parte fundamental para a assistência de qualidade tanto prezada pelos hospitais. Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a situação atual de dois processos, unitarização e a dispensação que afetam diretamente a farmácia, observando as práticas, adotadas no segmento hospitalar. Para isto, foi feito uma análise das farmácias hospitalares e dos fluxos de ambos os processos com o objetivo de entendê-los melhor. Em seguida, estudou-se em um caso real, diagnosticando os pontos de melhoria da operação. Assim, pôde-se chegar a algumas soluções, que tiveram como objetivo otimizar os processos estudados, para os pontos de melhoria levantados e comprovar a hipótese de que a centralização do estoque pode ser aplicados, com devidas adaptações respeitando as particularidades, às organizações hospitalares.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui