$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RICHARD SERRA E ROBERT SMITHSON: A ESCULTURA NO CONTEXTO NOVA-IORQUINO
Autor: MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25753
Catalogação:  12/02/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25753@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25753

Resumo:
Os trabalhos de Richard Serra e Robert Smithson apresentamuma relação constituitiva com o espaço público da megalópole contemporânea. Explorando a noção de tempo específico da matéria, suas produções expandem a concepção de processo artístico e criam uma tensão com a arquitetura e o espaço institucional da arte. Ao propor a crítica a estes espaços e explorar o mundo, ambas as obras estabelecem um jogo de semelhança com a megalópole, incorporando a racionalidade de seu espaço ético, político e cultural. Para tal, considero a relação com a Nova York laboratorial na qual Serra e Smithson desenvolvem intenso debate com seus pares, relação constitutiva que aconteceu com e na caótica Manhattan do final dos anos de 1960, bem como nas áreas suburbanas de New Jersey. Smithson constrói sua obra tendo a entopia do subúrbio de new Jersey como referência determinante, a partir da qual tempos e espaços infinitos são trazidos às suas realizações. O embate de Serra com a cidade assume por sua vez um caráter concreto e literal. Trabalhando no próprio caos e nas ruínas contemporâneas da urbe, ele propõe uma nova relação entre obra, o espectador e o entorno. Em ambos os artistas encontrados o esforço do largamento do conceito da escultura contemporânea numa nova relação como mundo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui