$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UMA PONTE PELA ESCRITA: A NARRATIVA DO RPG COMO ESTÍMULO À ESCRITA E À LEITURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA

Colaborador(es):  ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Orientador
Número do Conteúdo: 25736
Catalogação:  05/02/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25736

Resumo:
Uma ponte pela escrita é uma tese de doutoramento em Letras, na área de Literatura Brasileira, pela PUC-Rio com pesquisa realizada de 2004 a 2008, enfocando a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Professores em diversos níveis de ensino reclamam que seus alunos lêem e escrevem cada vez menos e pior. Contudo, no altamente interativo meio da Internet cresce o volume de e-mails e o número de blogs, websites, fotologs etc. Portanto, parece plausível que trazer um nível mais evidente de interatividade na relação do leitor com a obra literária e os colegas poderia ser um caminho para despertar o gosto pela leitura e escrita nos estudantes. As histórias interativas conhecidas como RPG (role playing game) teriam característica mobilizadoras e facilitadoras que poderiam ser úteis para resgatar o espaço da literatura nas escolas. Esta hipótese foi testada em quatro pesquisas de campo realizadas: alunos de graduação na universidade; alunos do Ensino Médio da rede pública; alunos adolescentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES): grupos de voluntários fora do ambiente escolar. O objetivo foi estimular a leitura ao motivar uma escrita criativa a partir das narrativas vivenciadas interativamente pelos alunos e voluntários. Métodos de pesquisa incluíram observações, entrevistas, questionários e análises de dados. O método TNI (Técnicas para Narrativas Interativas) para utilização de histórias interativas para fins didáticos foi desenvolvido durante a pesquisa.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui