$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRJ: UM ESTUDO SOBRE (NÃO) ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAFAEL COELHO VENTURA

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 25721
Catalogação:  03/02/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25721@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25721

Resumo:
A presente proposta se apoia nos estudos sobre a (não) atratividade docente e no cenário atual da escassez de professores do ensino médio bem como o desinteresse dos jovens de seguirem na docência. O objetivo da pesquisa foi analisar as trajetórias profissionais dos egressos do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, examinando em que medida os licenciados podem ou não deixar de ser professores, buscando oferecer elementos que auxiliem na compreensão dessa dinâmica. No que diz respeito à ferramenta metodológica, propus a técnica de snow ball sample para a localização dos sujeitos-alvo. Dentre os participantes, a iniciativa contou com 7 entrevistados, todos professores em exercício com diferentes anos de formação. Para a produção de dados foi aplicado um questionário com questões semiabertas e realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicando o conceito de saturação teórica. Os resultados demonstraram que estes egressos tendem a associar sua escolha para a docência ora de forma pragmática estrita, almejando uma colocação no mercado precocemente, ora de modo pragmática reinventada, sinalizando para o fato de que tornaram-se professores pelo caráter social ou pela nobreza da atividade. Entretanto, deixam transparecer que fracassaram ou tiveram poucas oportunidades em outras áreas dentro ou fora das Ciências Biológicas, aderindo à docência o que não significa adesão. Mas há outros motivos que fazem estes egressos permanecerem ou abandonarem a profissão e que poderiam ser traduzidos principalmente pelas formas criativas para solucionar os problemas advindos do contexto do trabalho docente. Trabalhar com resignação, inventar novas formas de abordar os conteúdos ministrados, tentativa de fuga para novas atividades ligadas à educação bem como a adaptação face à desmotivação dos seus alunos, são modos de resistências desenvolvidos ou não e que acabam por influenciar a perspectiva do abandono ou permanência destes professores no magistério.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui