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Título: PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS COM PROBABILIDADE DE ROUBO DE CARGA: RESOLUÇÃO COM SIMULATED ANNEALING
Autor: RODRIGO RANGEL RIBEIRO BEZERRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25710
Catalogação:  02/02/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25710@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25710@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25710

Resumo:
O Problema de Roteirização de Veículos (Vehicle Routing Problem - VRP) é um problema clássico combinatório bem conhecido. Este trabalho apresenta um novo fator no modelo de otimização matemática de otimização do VRP, considerando restrições que abordam a probabilidade de roubo de cargas nas regiões visitadas, além das restrições tradicionais, tais como o número de veículos, janelas de tempo, a capacidade do veículo e tempo de ciclo dos veículos. O modelo desenvolvido é testado em um estudo de caso real, considerando uma empresa de distribuição de produtos farmacêuticos do Rio de Janeiro. As soluções de rota com e sem risco de roubo de carga são comparadas. O modelo é resolvido usando o software AIMMS, para análises com instância pequenas, e resolvidas executando a Metaheurística Simulated Annealing, para o estudo de caso, onde se utiliza de duas instâncias.

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